A falta de peritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Araguaína já dura mais de um ano. Quem precisa receber o benefício precisa viajar para cidades vizinhas. Algumas pessoas percorrem cerca de 100 quilômetros para fazer a perícia. Em maio do ano passado, o G1 fez reportagem relatando o problema. (Veja o vídeo)
O operador de rádio Marcos da Silva já precisou fazer perícia para conseguir o benefício e fica se perguntando o motivo de tanta demora.
“O que deixa a gente pensativo é porque uma cidade do porte de Araguaína não tem um médico perito. Além de você ter que ir na cidade, pedir dispensa de trabalho, toda essa questão, após fazer a perícia, ser autuado, você tem que voltar na cidade para receber”, argumentou.
O motorista Uoston Luiz dos Santos já chegou a receber o auxílio do INSS por causa de problemas de saúde. Esse ano, ele sofreu um acidente de trânsito grave e precisou novamente dar entrada no pedido, mas quando foi ao banco descobriu que não tinha mais direito ao benefício.
“Cheguei lá, o rapaz disse que a minha conta estava confiscada. Quando eu juiz, cheguei lá o rapaz: ‘Seu dinheiro está na conta, só que o INSS vem passando o pente fino e você está na lista”.
CURSO ONLINE INSS COM ACESSO ILIMITADO, CLIQUE AQUI!
O problema é que para fazer uma nova perícia, ele precisa ir até a cidade de Colinas do Tocantins, que fica a cerca de 100 km de Araguaína. “Eles estão enviando o povo para vários lugares aqui”, disse.
O único profissional que atendia em Araguaína foi transferido. A única alternativa é percorrer quilômetros para fazer a perícia.
A previsão do INSS era de que ainda esse ano fosse realizado um novo concurso para médicos peritos, mas até agora o problema não foi resolvido.
Em nota, o Ministério Público Federal informou que existe um inquérito para acompanhar o caso e a promotoria está buscando soluções para garantir serviços à população.