FOLHA DIRIGIDA: sem concurso INSS, governo federal perde dinheiro

 A falta do concurso INSS gera perda de dinheiro ao governo federal. 

Isso porque quanto mais tempo um beneficio ao segurado demora para ser liberado, mais dinheiro sai dos cofres da União, já que o valor chega aos beneficiários com juros. Isso mostra a necessidade de o INSS convocar excedentes da seleção 2015 e abrir novo concurso público.

A relação tem a ver com o fato de o déficit de pessoal ser o grande responsável pela demora no atendimento do INSS

Para reduzir esse tempo, o instituto aguarda do Ministério do Planejamento autorização para preencher 10.468 vagas.

O INSS acredita que com novos servidores melhorará os atendimentos.

Das 10 mil vagas, 7.888 são referentes a um novo concurso.

As 2.580 restantes são para a chamada de excedentes da última seleção, válida até 05 de agosto.

Essa nota técnica tramita em caráter de urgência na pasta, pressionando o Planejamento para conceder a autorização o quanto antes.

Apesar do prejuízo financeiro ser uma preocupação, ainda mais em tempos de contenção de gastos, o concurso INSS se mostra necessário também por vários outros fatores.

O principal deles está ligado às aposentadorias. De acordo com a nota técnica encaminhada pelo INSS ao Planejamento, dos 20.633 técnicos do seguro social, 10.635 estão em abone de permanência, ou seja, podem se aposentar a qualquer momento.

A pior situação está no quadro de técnicos.

Em agências contempladas no concurso de 2015, válido até agosto, o INSS tem déficit de 1.707 servidores, sendo que 1.149 podem se aposentar a qualquer momento.

Em agências que não foram contempladas em 2015, a necessidade é maior, demonstrando a importância de novo edital. Faltam 2.275 técnicos, sendo que 4.188 podem se aposentar.

Ou seja, no total faltam 3.982 técnicos. Se todos os servidores, com condições, se aposentarem, o déficit pode chegar a 5.337. Para analistas e peritos a situação também é delicada. O déficit hoje é de 672 analistas e 1.717 peritos.

CURSO ONLINE INSS COM ACESSO ILIMITADO, CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se