PRF: concurso AVANÇA e portaria sai a qualquer momento

A publicação da portaria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) oficializando a autorização do aguardado novo concurso público da Polícia Rodoviária Federal(PRF) pode ocorrer a qualquer momento. 

Diversos indícios reforçam que a seleção deve ser iniciada com urgência. Além do próprio diretor-geral da instituição, Renato Borges Dias, ter confirmado, recentemente, que o órgão pretende dar início ao certame ainda no primeiro semestre, ou seja, ainda este mês, mais um fator reforça a celeridade com que o concurso deve ser conduzido. Acontece que o processo de autorização do certame teve cinco avanços internos no MPDG, no decorrer da última semana, onde, desde o último dia 30 de maio, está em análise na Divisão de Concursos Públicos.

Antes disso, no dia 29, teve três movimentos internos na Coordenação Técnica do MPDG, antes de ser remetido, no mesmo dia, para a Divisão de Concursos.

Quando questionado por internautas, em uma rede social, o diretor-geral foi enfático. “O concurso sairá neste semestre. Pode continuar estudando. Boa Sorte”, disse. A movimentação do processo agora tende a ser um dos últimos passos para a publicação da portaria que autoriza a seleção.

Vale lembrar que a PRF já conta com uma minuta de edital pronta, que vem sendo elaborada desde o final de 2016, com o objetivo de permitir que o concurso possa ser iniciado imediatamente após a publicação da portaria

De acordo com o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, a seleção contará com uma oferta de 500 vagas, mas esse número pode aumentar, uma vez que o diretor-geral da PRF reforçou, recentemente, que o órgão precisa de 3.000 novos servidores, que podem ser convocados pelo aproveitamento de remanescentes do novo certame. O motivo é que, somente em 2018, aproximadamente 2.000 servidores deverão se aposentar. 

O diretor-geral da PRF já havia confirmado, no início do março, por meio de resposta a questionamentos em sua conta em uma rede social, que o edital da nova seleção deve ser publicado ainda neste semestre, ou seja, até julho. Para isto, o órgão aguarda apenas a formalização, por meio de publicação em diário oficial, da autorização do MPDG.

A liberação para o novo concurso da PRF está relacionada ao principal objetivo do novo ministério, criado por Medida Provisória em 27 de fevereiro. No entendimento do governo, a pasta será responsável por coordenar e promover o combate à criminalidade em parceria com os Estados.

Jungmann responderá pelo comando da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal (que também teve concurso autorizado para 500 vagas), Força Nacional e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), antes vinculados ao Ministério da Justiça.

(Jornal dos Concursos)

CURSO CARREIRAS POLICIAIS – ACESSE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima

Login

Cadastre-se

×

Novo Curso - FALE CONOSCO!

×