Folha Dirigida: Nota técnica que cobra concurso INSS chega à SGP do Planejamento

Nota técnica que cobra concurso INSS chega à SGP do Planejamento

Uma nova tentativa de sensibilizar o o governo pelo concurso INSS e pela chamada de excedentes da seleção 2015 foi feita.

A Folha Dirigida apurou que uma nova nota técnica, relatando a grave situação do quadro de pessoal do INSS já está no Ministério do Planejamento. Esse documento, cuja elaboração foi antecipada por Folha Dirigida, serve para mostrar a necessidade de aval para a chamada de pelo menos 450 aprovados de 2015 e de novo edital.

A nota técnica n 81/2018 detalha o déficit de pessoal e as aposentadorias previstas nas agências da Previdência de todo o país. O documento já chegou à Secretária de Gestão de Pessoas do Planejamento.

O INSS acredita que essa nota técnica ajudará bastante nas negociações por novas contratações. Isso porque o Planejamento já afirmou publicamente que a situação do INSS, sobretudo os caos nas agências da Previdência, preocupa.

O que também anima o INSS na luta por um aval e o fato de a pasta ter informado que o concurso INSS é prioridade para este ano.

O documento na íntegra ainda não foi divulgado pelo INSS, o que deverá acontecer em breve.

Os órgãos fiscalizadores que apoiam o INSS na luta por novo concurso e a chamada de excedentes está Tribunal de Contas da União (TCU), Defensoria Pública da União (DPU)

O TCU já fez auditoria relatando risco de colapso na autarquia, em caso da falta de concursos regulares do INSS. A DPU, por sua vez, ajuizou, na Justiça Federal, um pedido de tutela de urgência perante o INSS. O objetivo é atenuar as dificuldades no atendimento da população.

Segundo a DPU, um dos fatores para o mau atendimento é a falta de servidores do INSS em relação ao grande número de pessoas que vão à autarquia. A DPU chegam a mencionar que o INSS Digital não resolve os problemas do instituto, tendo em vista que grande parte do seu público-alvo é “excluído digital” 

(Folha Dirigida)

ESTUDE ANTES DO EDITAL, CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se