CONCURSO MPU PODE SAIR EM OUTUBRO!

INFORMAÇÕES DA FOLHA DIRIGIDA

O edital do concurso MPU 2018 tem previsão de sair em outubro.

A expectativa teria sido passada pelo secretário-geral do Ministério Público da União, Alexandre Camanho, em reunião com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU) na última quarta-feira, 11.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA nesta quinta, 12, o diretor do SindMPU, Darci Rodrigues, que esteve na reunião, deu detalhes do encontro.

“O orçamento está dificultando a contratação de pessoal, no entanto, a previsão que nos foi passada é que o edital do concurso seja publicado em meados de outubro”, informou o sindicalista.

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA procurou a Procuradoria-Geral da República para repercutir as declarações.

A Secretaria de Comunicação da PGR, porém, não confirmou essa informação.

Apesar disso, a declaração do diretor do SindMPU mantém a intenção do secretário-geral do MPU, Alexandre Camanho, de divulgar um novo edital ainda em 2018.

Em reunião no final de março, com os procuradores-chefes da PGR, ele revelou que para suprir a necessidade de recompor o quadro de funcionários, o órgão está levantando custos para abrir a seleção.

TCU não proíbe MPU de custear concurso com taxas de inscrição.

A possibilidade de custear o concurso com as taxas de inscrição, já que hoje não há verba para viabilizar a seleção, também foi tema da reunião.

Darci Rodrigues comentou que, segundo Camanho, não há uma proibição por parte do Tribunal de Contas da União para a realização do concurso com as taxas de inscrição.

FOLHA DIRIGIDA também questionou a PGR sobre isso.

O setor de Comunicação informou, porém, que ainda não há uma resposta formal do TCU sobre isso.

Essa alternativa foi sugerida por Camanho por entender que há grande necessidade de abertura do concurso, tendo em vista o grave déficit de pessoal no órgão.

Hoje já são 1.749 cargos vagos no órgão.

Desses, há falta de 1.690 servidores para os três cargos pautados para a seleção, confirmados por Camanho. 

A maior necessidade encontra-se no técnico administrativo, com carência de 509 profissionais.

É possível, porém, que novos cargos sejam incluídos no concurso MPU, tendo em vista o fim da validade de outras seleções do órgão. São dois concursos com validade expirada. O primeiro é o 7º, para técnico em administração e analista em Direito, encerrado no fim do ano passado.

O órgão também não pode convocar aprovados do 8º concurso, para técnicos e analistas de áreas específicas. A validade deste foi expirada em novembro do ano passado, para técnicos, e em dezembro para analistas. Também teve a validade expirada o concurso para técnico de segurança do 9º concurso.

Isso aconteceu em dezembro do ano passado. O MPU tem concurso válido apenas para analistas do 9º concurso. Essa seleção está vigente até 31 de agosto de 2019. Por isso, é possível que o concurso MPU deste ano conte com outros cargos, além dos três já confirmados.

Fonte: Folha Dirigida 

CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DO MPU? CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se