CONCURSO INSS: somente este ano, 1.912 servidores se aposentaram

Até setembro deste ano, 1.912 servidores do INSS se aposentaram. Sem concurso válido, o órgão não consegue suprir tal carência.

A principal consequência é a precarização dos serviços prestados pelo instituto, como a concessão de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Outro dado alarmante é que desde agosto de 2015, quando o último concurso INSS foi homologado, 4.224 servidores do órgão entraram com pedido de aposentadoria. Desse quantitativo, apenas 950 cargos vagos foram preenchidos por aprovados na seleção.

Isso significa que, em pouco mais de dois anos, houve uma redução de 3.274 profissionais que compõe a força de trabalho do instituto. E a tendência é que esse déficit seja cada vez maior. No ano passado, por exemplo, 2.013 técnicos e analistas se aposentaram.

Sem o quadro de servidores ideal no INSS, há quem espere até seis meses para conseguir resolver problemas de simples resolução, como a concessão de benefícios aos segurados.

Em virtude disso, a Defensoria Pública da União entrou com uma ação na Justiça Federal.

A DPU obriga o INSS a resolver a questão do atendimento, que tem relação direta com o déficit de servidores. Segundo dados do próprio INSS, o déficit atual é de 16.500 servidores. Entretanto outros 18 mil já reúnem as condições necessárias para se aposentar a partir de janeiro do próximo ano.

(Folha Dirigida)

CURSO ONLINE PARA O INSS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se