CONCURSO INSS: O INSS perdeu 1.001 servidores em três meses

O INSS perdeu 1.001 servidores, sobretudo técnicos do seguro social.

O dado é assustador, pois demonstra a fragilidade de pessoal que vivem as agências da Previdência.

Os dados de aposentadorias do INSS constam do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento.

Eles são referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março. E a tendencia é o número de saídas piorar. Isso porque o INSS possui muitas aposentadorias previstas, dos mais de 35 mil servidores, 11 mil podem se aposentar.

TÉCNICO DO INSS

O cargo de técnico do INSS, que exige o nível médio, é o que registra o maior número de saídas por aposentadorias. Nos três meses mencionados nesta reportagem, 655 técnicos deixaram o instituto. Isso representa, por exemplo, 81.88% do número de vagas oferecidas para o cargo no último concurso do INSS, em 2015.

Ou seja, o último edital serviu apenas para “tapar buraco”, não resolvendo o grande déficit de pessoal da autarquia. Da seleção de 2015, válida até agosto, o INSS convocou apenas os 950 aprovados das vagas imediatas. O Ministério do Planejamento ainda não autorizou a chamada dos excedentes, já solicitada pelo órgão.

Tendo esse aval, o instituto convocaria mais 475 aprovados, sendo 400 técnicos e 75 analistas. Como a necessidade de pessoal é grande, o INSS quer convocar os 2.169 aprovados no concurso (1.714 técnicos e 455 analistas), seguindo orientações do edital.

O instituto pede ainda uma homologação suplementar de candidatos aprovados no concurso 2015.

NOVO CONCURSO INSS

Mesme se convocar todos os aprovados de 2015, o INSS seguirá com déficit de pessoal. Por isso, o instituto também deseja abrir novo concurso ainda este ano. Para isso, encaminhou no ano passado pedido para novo edital.

No total, a solicitação é para pelo menos 7.580 vagas. Deste total, 3.941 deverão ser para o cargo de técnico do seguro social, que exige o nível médio e tem ganhos de R$5.186,79

(FOLHA DIRIGIDA) 

ESTUDE ANTES DO EDITAL, CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se