Concurso Caixa: conhecimentos bancários

Concurso CAIXA 2024: O Fim do DOC e a Popularização do PIX

O Fim do DOC e a Popularização do PIX

A partir de hoje, as transações via DOC deixam de ser oferecidas pelos bancos. O fim dessa modalidade é mais um sinal das mudanças nos hábitos dos brasileiros ao lidar com dinheiro.

Para muitos, como a administradora de empresas Maria de Fátima, o fim do DOC não é motivo de preocupação. Desde o lançamento do PIX, Maria afirma que tudo melhorou muito. Antes, o processo de transferência era lento e pouco eficaz, pois o DOC não era instantâneo. Era necessário esperar um dia ou até dois dias para que o valor fosse transferido, dependendo do montante.

Após quatro décadas de existência, a transferência por documento de ordem de crédito, o chamado DOC, deixará de existir a partir das 10 da noite de hoje. A data máxima para agendamento desse serviço é 29 de Fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.

O fim do DOC é um efeito direto da popularização do PIX, que reflete a mudança no jeito dos brasileiros lidarem com o dinheiro. Os bancos digitais se tornaram populares no país, e os clientes estabeleceram novos hábitos. Hoje, 94% da população possui alguma conta bancária.

No entanto, mesmo com a opção digital, 60% da população ainda utiliza tanto meios eletrônicos quanto o serviço oferecido nas agências. Essa informação é resultado de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas em parceria com a Offerwise.

O estudo revelou também que 18% dos entrevistados, a maioria jovem e pertencente às classes C e D, possuem apenas conta digital, enquanto 16% ainda optam somente pelo banco físico, especialmente indivíduos mais velhos e pertencentes às classes A e B. Essa preferência pelo banco físico se deve, principalmente, ao hábito e à confiança estabelecidos ao longo dos anos.

O PIX e seus Benefícios

O gerente executivo da CNDL, Daniel Sacamoto, explica que entre os principais motivos para o uso do PIX estão a rapidez e praticidade dessa modalidade de pagamento. Além disso, o fato do valor ser transferido na hora é outro fator atrativo. Muitos também mencionam que a grande aceitação nos estabelecimentos e a sensação de segurança que o PIX transmite são aspectos que estimulam seu uso.

De acordo com o estudo, os meios de pagamento mais utilizados são:

  • Pagamento com dinheiro em espécie (72% das preferências)
  • Cartão de débito (44% das preferências)
  • Cartão de crédito (36% das preferências)

Por outro lado, meios de pagamento como WhatsApp (1%) e cheques à vista e pré-datados (0%) são praticamente não utilizados pelos brasileiros.

Apesar do pouco tempo de lançamento, 99% dos brasileiros afirmaram já possuir uma chave PIX cadastrada. Além disso, 76% dos entrevistados já utilizaram o pagamento por aproximação, sendo a maioria com cartão físico.

Concluindo, a rapidez e praticidade proporcionadas pelo PIX são os principais motivos para a adoção dessa modalidade de pagamento pelos brasileiros. O fim do DOC é apenas mais um reflexo das mudanças nos hábitos financeiros dos cidadãos do país.

Rolar para cima
Rolar para cima

Login

Cadastre-se

×

Novo Curso - FALE CONOSCO!

×