CONCURSO BACEN: TÉCNICO, ANALISTA E PROCURADOR

 No próximo dia 3 de abril, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) irá se reunir com o novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para discutir diversos assuntos, incluindo a necessidade de realização de um novo concurso Bacen.

ASSINE NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Há mais de cinco anos sem abrir seleção, o BC possui uma carência de mais de 2.600 servidores. De acordo com o presidente do Sinal-RJ e diretor jurídico do Sinal Nacional, Sérgio Belsito, o Banco Central tem atualmente cerca de 3.700 servidores em atividade. Desses, 70 já possuem condições de se aposentar. “Só no ano passado,150 deixaram o banco”, disse.

Segundo levantamento recente do próprio BC, são 2.688 cargos vagos, sendo 366 de técnico (nível médio), 2.619 de analista (nível superior) e 133 de procurador (graduação em Direito).

ASSISTA GRÁTIS: A NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

Para Sérgio Belsito, a digitalização do órgão, um dos objetivos do governo federal, pode ser aplicada nas atividades de rotina do banco, mas não nas atividades estratégicas. 

“A maior demanda do BC está na área estratégica. Por isso, o órgão tornar-se digital não irá ajudar a resolver a questão do déficit no quadro de pessoal”, disse. 

Desde 2017 que o Banco Central tenta, junto ao governo federal, autorização para abrir concurso, mas até o momento não obteve sucesso. A expectativa é que o BC faça uma nova solicitação, até o final de maio, para que possa entrar no orçamento da União de 2020.

Bacen pede concurso com 230 vagas 

No ano passado, o banco solicitou ao antigo Ministério do Planejamento (atual Ministério da Economia) 230 vagas, sendo 200 de analista e 30 de procurador. “O fato de se passar mais um ano sem abrir concursos significa adiar projetos importantes para o desenvolvimento das atividades do banco”, afirmou Sérgio Belsito.

(Folha Dirigida)

ASSISTA GRÁTIS: A NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Login

Cadastre-se